Associação Social Para o Progresso e Bem Estar da Freguesia de Benafim

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Novo Lar de Benafim


A primeira pedra da obra do Lar de Idosos da Associação da Associação Social para o Progresso e Bem-Estar da Freguesia de Benafim, um investimento superior a 700 mil euros com prazo de conclusão de dois anos, foi lançada no passado sábado, naquela freguesia do concelho de Loulé.

Coincidindo com as celebrações da Festa da Nossa Senhora das Dores, a população da freguesia de Benafim marcou presença, no passado sábado, na cerimónia, que correspondeu a mais um passo num moroso processo iniciado em 2005, , com uma primeira candidatura ao então Programa PARES de um lar para 20 utentes, que posteriormente viria a ser chumbada.

Em janeiro de 2007 procedeu-se a uma nova candidatura mas, por falta de verbas, foi necessário elaborar um terceiro projeto destinado a 18 utentes candidatando-o ao Programa Operacional para o Potencial Humano.

Em novembro de 2009, a autarquia aprovou o projeto e já este ano, em junho, foi assinado o protocolo com a Segurança Social. A obra foi adjudicada no passado mês de Setembro. “Foi um percurso muito longo mas o certo é que hoje é uma realidade”, afirmou o autarca de Benafim.

Este lar ficará localizado junto ao Centro Comunitário de Benafim e terá capacidade para albergar 18 idosos, numa clara resposta social a uma das maiores necessidades desta freguesia do interior marcado pelo envelhecimento da sua população. O prazo de execução é de dois anos.

O investimento total ascende a 727 mil euros, com uma comparticipação de 222 mil euros da parte da autarquia e um montante igual da Segurança Social, enquanto que a associação comparticipa com uma verba de 281 mil euros.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Loulé, esta verba faz parte dos 3 milhões de euros investidos pela edilidade em lares e centros comunitários, ao longo dos últimos anos. “Loulé é um concelho que soube, no período em que havia condições financeiras, investir forte na área social.”

“Demos prioridade à área social e educação pois tínhamos a consciência que os tempos que decorriam não iam durar para sempre. Sabíamos que quando chegasse o momento de não termos as condições para ajudar tanto, era necessário que fosse um concelho coeso, solidário, em que os mais vulneráveis tivessem as condições para uma vida com dignidade”, explicou Seruca Emídio.

O autarca anunciou ainda que, em breve, serão lançados mais dois lares em freguesias do interior – Tôr e Ameixial. “Teremos a partir daqui uma rede forte de lares, centros comunitários e instalações escolares e também de rede viária que dificilmente se encontra no resto do país”, concluiu.

Sem comentários:

Enviar um comentário